Pular para o conteúdo principal

Dicas para economizar com TI em casa

Em época de aperto financeiro, aqui vão algumas dicas para economizar com TI em casa e evitar que ela se torne um problema ao invés de ajudar o seu dia-a-dia.
Mude o celular para pré-pago
Antes do celular, a maioria das pessoas não sentia a menor falta dessa tecnologia. É claro que o celular facilitou muito a comunicação. Isso sem falar nos aparelhos, que trouxeram funções muito úteis para o nosso dia-a-dia como as de agenda e calendário. Entretanto, em geral falamos ao celular muito mais do que deveríamos. A não ser que você seja daqueles que passam o dia inteiro na rua, falar ao celular deveria ser algo reservado para ocasiões excepcionais. Assim, para nos ajudar a usar o celular apenas quando necessário, nada melhor do que mudar para o serviço pré-pago. Você vai economizar muito dinheiro sem ficar na mão. Minha conta era cerca de 200 reais mensais. Depois que mudei para o pré-pago passei a gastar cerca de 15 reais por mês. No início é mais difícil, mas com o tempo a disciplina é automática. Você vai aprender a usar o celular apenas se for realmente necessário. Funcionou comigo e funciona com a maioria das pessoas. Dependendo do seu caso, a economia pode passar de 100 reais por mês, ou seja, mais de 1.200 por ano!
Aproveite bem a TV por assinatura
São raras as pessoas que conseguem realmente aproveitar o que pagam pela TV fechada. As pessoas em geral passam cada vez menos tempo em casa. Trabalho, trânsito e outros fatores da vida moderna fazem com que muitos fiquem em casa apenas para dormir. Pensando nisso, que tal cancelar aquela TV a cabo que você só utiliza nos fins-de-semana? Aproveite o tempo para fazer algum esporte ou para visitar os amigos (e ver televisão na casa deles hehehe). Suspeito que você será muito mais feliz. Mas se você é daqueles que não dispensa uma TV por assinatura, pelo menos faça o possível para aproveitar bem os serviços. Como? Dê preferência pelos combos oferecidos por algumas empresas, com os quais você terá a chance de economizar na conta de telefone e banda larga. Também é uma economia que pode passar dos 100 reais por mês.
Economize nas ligações interurbanas com VoIP
Se você liga muito para outros estados e, quem sabe, até para o exterior, considere seriamente utilizar um serviço VoIP. O custo da ligação em geral é muito menor. Existem até equipamentos que simulam o serviço como se fosse um telefone fixo comum. Por baixo, vamos considerar uma economia também de uns 100 reais por mês.
Resista à tentação de comprar toda novidade tecnológica
A mídia diz que precisamos comprar um novo celular, um novo computador, uma nova televisão, etc. Se você é daqueles que faz questão de acompanhar as evoluções tecnológicas, cuidado! A tecnologia de hoje em dia evolui com muita rapidez. Um celular top de linha hoje está ultrapassado literalmente amanhã mesmo! Não adianta comprar a última novidade tecnológica achando que você estará em dia com a tecnologia por pelo menos algum tempo. Troque de aparelho apenas quando o seu deixar de funcionar. Se é um celular, espere a bateria dele ficar viciada para trocar. Se é um computador, experimente reinstalar tudo ou fazer um upgrade para prolongar a sua vida. Se é uma televisão, espere ela pifar. Entenda uma coisa de uma vez por todas: mesmo que você troque todos esses aparelhos todo  mês você nunca estará atualizado. Ah, e sempre vai existir alguém mais atualizado que você! Assim, deixe o orgulho de lado e economize dinheiro. Dê preferência por adquirir uma tecnologia quando o "salto" tecnológico for maior. Por exemplo, entre uma televisão CRT para LCD. De uma televisão LCD para LED, perceba que o salto do ponto de vista do consumidor é muito menor! Só espere a tecnologia deixar de ser novidade, pois os preços costumam cair muito depois de um ou dois anos do lançamento.
Conclusão
Com um pouco de simplicidade e bom senso, é possível economizar muito dinheiro. A tecnologia deveria facilitar a nossa vida e nos fazer gastar menos e não o contrário. Seguindo essas dicas, você pode economizar bastante. Imagine que você consiga polpar cerca de 300 reais por mês. Em um ano você terá polpado quase 4 mil reais! Parece pouco, mas já é o preço de um pacote de viagem para passar uns 7 dias curtindo a praia em um bom hotel!

Comentários

Anônimo disse…
Oi,
Adoro tecnologia e acompanhar a sua efêmera evolução e duração. A cada novidade, seja qual for, a tecnologia empregada já é obsoleta (especialmente quando o produto é disponibilizado no mercado).

Aproveito para avisar que houve um lapso no seu texto, na palavra trouxeram.
Samuel Diniz disse…
Obrigado pelo comentário. Já fiz a correção do texto. Como você "adora" acompanhar a tecnologia, sugiro ver os vídeos do site http://www.storyofstuff.com/. Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que continuamos ensinando a ‘fundir aço’ em vez de resolver problemas?

Título alternativo: Uma nova abordagem para o ensino: do formalismo à aplicação significativa. Nos últimos dias, conversando com um colega que está cursando uma graduação na área de exatas, me deparei com uma constatação preocupante: o modelo de ensino — especialmente o fundamental e médio, mas também o superior — segue obsoleto e ineficaz. Concluí o ensino médio há quase 30 anos e minha última graduação tem mais de duas décadas. O mais impressionante é perceber que, apesar das mudanças tecnológicas e sociais profundas, o ensino formal pouco evoluiu. Em muitos aspectos, até regrediu. A estrutura educacional atual, tanto no Brasil quanto em diversos outros países, permanece atrelada a paradigmas ultrapassados do século XIX, focada em memorização mecânica e em práticas pouco conectadas à realidade contemporânea. Para ilustrar, imagine um curso de marcenaria. Naturalmente, esse curso precisa acontecer dentro de um período limitado de tempo. O que se espera é que o instrutor ensine o a...

Engenharia de Software Conference - 22 e 23 de Maio, Lapa, São Paulo

Vou fazer um breve intervalo na série de artigos Desmistificando o MPS.BR para divulgar um importante evento. Nos dias 22 e 23 de maio, a DevMedia realiza, em São Paulo, a Engenharia de Software Conference. Serão três tracks simultâneos, onde os mais graduados especialistas do ramo discutirão os principais temas da Engenharia de Software atual, entre eles o MPS.Br. Uma metodologia de gerenciamento desenvolvida especialmente para as empresas brasileras.  As explanações vão desde o projeto até os últimos testes de um software, passando pelos diversos conceitos de gerenciamento. Serão 40 horas de conteúdo, distribuídas em 30 palestras. O evento conta com a presença de palestrantes renomados, como Ana Regina Rocha, que será a keynote da conferência. Ela foi uma das idealizadoras do Modelo Mps.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro), além de ser implementadora e avaliadora credenciada pela SOFTEX e membro do grupo de pesquisa em Engenharia de Software da Universidade Federal ...

Compras de software no Setor Público: direito de atualização vs direito de nova versão

Muito se tem discutido, especialmente no Setor Público, sobre direito de atualização de software. A coisa acontece mais ou menos assim. Um órgão do governo publica um edital de licitação para comprar "n" licenças de um dado software. Insere-se no contrato uma cláusula obrigando a contratada a fornecer suporte e eventuais atualizações de software que porventura venham a ser disponibilizadas. O fabricante lança uma nova versão do produto, com as mesmas funcionalidades da versão anterior e algo mais. O órgão público solicita a nova versão. O fornecedor informa que não se trata de uma atualização e sim de um novo produto. O órgão discorda e entra na justiça para obter o que acha que tem direito. E o imbróglio está formado. Afinal, o órgão tem ou não direito à nova versão? O quê é uma atualização de software? Essa não é apenas uma questão técnica. É também jurídica. Depende não apenas das peculiaridades técnicas da nova versão solicitada, mas também do texto contratual. I...