segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dicas para economizar com TI em casa

Em época de aperto financeiro, aqui vão algumas dicas para economizar com TI em casa e evitar que ela se torne um problema ao invés de ajudar o seu dia-a-dia.
Mude o celular para pré-pago
Antes do celular, a maioria das pessoas não sentia a menor falta dessa tecnologia. É claro que o celular facilitou muito a comunicação. Isso sem falar nos aparelhos, que trouxeram funções muito úteis para o nosso dia-a-dia como as de agenda e calendário. Entretanto, em geral falamos ao celular muito mais do que deveríamos. A não ser que você seja daqueles que passam o dia inteiro na rua, falar ao celular deveria ser algo reservado para ocasiões excepcionais. Assim, para nos ajudar a usar o celular apenas quando necessário, nada melhor do que mudar para o serviço pré-pago. Você vai economizar muito dinheiro sem ficar na mão. Minha conta era cerca de 200 reais mensais. Depois que mudei para o pré-pago passei a gastar cerca de 15 reais por mês. No início é mais difícil, mas com o tempo a disciplina é automática. Você vai aprender a usar o celular apenas se for realmente necessário. Funcionou comigo e funciona com a maioria das pessoas. Dependendo do seu caso, a economia pode passar de 100 reais por mês, ou seja, mais de 1.200 por ano!
Aproveite bem a TV por assinatura
São raras as pessoas que conseguem realmente aproveitar o que pagam pela TV fechada. As pessoas em geral passam cada vez menos tempo em casa. Trabalho, trânsito e outros fatores da vida moderna fazem com que muitos fiquem em casa apenas para dormir. Pensando nisso, que tal cancelar aquela TV a cabo que você só utiliza nos fins-de-semana? Aproveite o tempo para fazer algum esporte ou para visitar os amigos (e ver televisão na casa deles hehehe). Suspeito que você será muito mais feliz. Mas se você é daqueles que não dispensa uma TV por assinatura, pelo menos faça o possível para aproveitar bem os serviços. Como? Dê preferência pelos combos oferecidos por algumas empresas, com os quais você terá a chance de economizar na conta de telefone e banda larga. Também é uma economia que pode passar dos 100 reais por mês.
Economize nas ligações interurbanas com VoIP
Se você liga muito para outros estados e, quem sabe, até para o exterior, considere seriamente utilizar um serviço VoIP. O custo da ligação em geral é muito menor. Existem até equipamentos que simulam o serviço como se fosse um telefone fixo comum. Por baixo, vamos considerar uma economia também de uns 100 reais por mês.
Resista à tentação de comprar toda novidade tecnológica
A mídia diz que precisamos comprar um novo celular, um novo computador, uma nova televisão, etc. Se você é daqueles que faz questão de acompanhar as evoluções tecnológicas, cuidado! A tecnologia de hoje em dia evolui com muita rapidez. Um celular top de linha hoje está ultrapassado literalmente amanhã mesmo! Não adianta comprar a última novidade tecnológica achando que você estará em dia com a tecnologia por pelo menos algum tempo. Troque de aparelho apenas quando o seu deixar de funcionar. Se é um celular, espere a bateria dele ficar viciada para trocar. Se é um computador, experimente reinstalar tudo ou fazer um upgrade para prolongar a sua vida. Se é uma televisão, espere ela pifar. Entenda uma coisa de uma vez por todas: mesmo que você troque todos esses aparelhos todo  mês você nunca estará atualizado. Ah, e sempre vai existir alguém mais atualizado que você! Assim, deixe o orgulho de lado e economize dinheiro. Dê preferência por adquirir uma tecnologia quando o "salto" tecnológico for maior. Por exemplo, entre uma televisão CRT para LCD. De uma televisão LCD para LED, perceba que o salto do ponto de vista do consumidor é muito menor! Só espere a tecnologia deixar de ser novidade, pois os preços costumam cair muito depois de um ou dois anos do lançamento.
Conclusão
Com um pouco de simplicidade e bom senso, é possível economizar muito dinheiro. A tecnologia deveria facilitar a nossa vida e nos fazer gastar menos e não o contrário. Seguindo essas dicas, você pode economizar bastante. Imagine que você consiga polpar cerca de 300 reais por mês. Em um ano você terá polpado quase 4 mil reais! Parece pouco, mas já é o preço de um pacote de viagem para passar uns 7 dias curtindo a praia em um bom hotel!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi,
Adoro tecnologia e acompanhar a sua efêmera evolução e duração. A cada novidade, seja qual for, a tecnologia empregada já é obsoleta (especialmente quando o produto é disponibilizado no mercado).

Aproveito para avisar que houve um lapso no seu texto, na palavra trouxeram.

Samuel Diniz Casimiro disse...

Obrigado pelo comentário. Já fiz a correção do texto. Como você "adora" acompanhar a tecnologia, sugiro ver os vídeos do site http://www.storyofstuff.com/. Abraço!