Pular para o conteúdo principal

Dicas para economizar com TI em casa

Em época de aperto financeiro, aqui vão algumas dicas para economizar com TI em casa e evitar que ela se torne um problema ao invés de ajudar o seu dia-a-dia.
Mude o celular para pré-pago
Antes do celular, a maioria das pessoas não sentia a menor falta dessa tecnologia. É claro que o celular facilitou muito a comunicação. Isso sem falar nos aparelhos, que trouxeram funções muito úteis para o nosso dia-a-dia como as de agenda e calendário. Entretanto, em geral falamos ao celular muito mais do que deveríamos. A não ser que você seja daqueles que passam o dia inteiro na rua, falar ao celular deveria ser algo reservado para ocasiões excepcionais. Assim, para nos ajudar a usar o celular apenas quando necessário, nada melhor do que mudar para o serviço pré-pago. Você vai economizar muito dinheiro sem ficar na mão. Minha conta era cerca de 200 reais mensais. Depois que mudei para o pré-pago passei a gastar cerca de 15 reais por mês. No início é mais difícil, mas com o tempo a disciplina é automática. Você vai aprender a usar o celular apenas se for realmente necessário. Funcionou comigo e funciona com a maioria das pessoas. Dependendo do seu caso, a economia pode passar de 100 reais por mês, ou seja, mais de 1.200 por ano!
Aproveite bem a TV por assinatura
São raras as pessoas que conseguem realmente aproveitar o que pagam pela TV fechada. As pessoas em geral passam cada vez menos tempo em casa. Trabalho, trânsito e outros fatores da vida moderna fazem com que muitos fiquem em casa apenas para dormir. Pensando nisso, que tal cancelar aquela TV a cabo que você só utiliza nos fins-de-semana? Aproveite o tempo para fazer algum esporte ou para visitar os amigos (e ver televisão na casa deles hehehe). Suspeito que você será muito mais feliz. Mas se você é daqueles que não dispensa uma TV por assinatura, pelo menos faça o possível para aproveitar bem os serviços. Como? Dê preferência pelos combos oferecidos por algumas empresas, com os quais você terá a chance de economizar na conta de telefone e banda larga. Também é uma economia que pode passar dos 100 reais por mês.
Economize nas ligações interurbanas com VoIP
Se você liga muito para outros estados e, quem sabe, até para o exterior, considere seriamente utilizar um serviço VoIP. O custo da ligação em geral é muito menor. Existem até equipamentos que simulam o serviço como se fosse um telefone fixo comum. Por baixo, vamos considerar uma economia também de uns 100 reais por mês.
Resista à tentação de comprar toda novidade tecnológica
A mídia diz que precisamos comprar um novo celular, um novo computador, uma nova televisão, etc. Se você é daqueles que faz questão de acompanhar as evoluções tecnológicas, cuidado! A tecnologia de hoje em dia evolui com muita rapidez. Um celular top de linha hoje está ultrapassado literalmente amanhã mesmo! Não adianta comprar a última novidade tecnológica achando que você estará em dia com a tecnologia por pelo menos algum tempo. Troque de aparelho apenas quando o seu deixar de funcionar. Se é um celular, espere a bateria dele ficar viciada para trocar. Se é um computador, experimente reinstalar tudo ou fazer um upgrade para prolongar a sua vida. Se é uma televisão, espere ela pifar. Entenda uma coisa de uma vez por todas: mesmo que você troque todos esses aparelhos todo  mês você nunca estará atualizado. Ah, e sempre vai existir alguém mais atualizado que você! Assim, deixe o orgulho de lado e economize dinheiro. Dê preferência por adquirir uma tecnologia quando o "salto" tecnológico for maior. Por exemplo, entre uma televisão CRT para LCD. De uma televisão LCD para LED, perceba que o salto do ponto de vista do consumidor é muito menor! Só espere a tecnologia deixar de ser novidade, pois os preços costumam cair muito depois de um ou dois anos do lançamento.
Conclusão
Com um pouco de simplicidade e bom senso, é possível economizar muito dinheiro. A tecnologia deveria facilitar a nossa vida e nos fazer gastar menos e não o contrário. Seguindo essas dicas, você pode economizar bastante. Imagine que você consiga polpar cerca de 300 reais por mês. Em um ano você terá polpado quase 4 mil reais! Parece pouco, mas já é o preço de um pacote de viagem para passar uns 7 dias curtindo a praia em um bom hotel!

Comentários

Anônimo disse…
Oi,
Adoro tecnologia e acompanhar a sua efêmera evolução e duração. A cada novidade, seja qual for, a tecnologia empregada já é obsoleta (especialmente quando o produto é disponibilizado no mercado).

Aproveito para avisar que houve um lapso no seu texto, na palavra trouxeram.
Samuel Diniz disse…
Obrigado pelo comentário. Já fiz a correção do texto. Como você "adora" acompanhar a tecnologia, sugiro ver os vídeos do site http://www.storyofstuff.com/. Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma de um apartamento antigo - Lições aprendidas

Há cerca de 6 meses conclui a reforma de um apartamento antigo aqui em Brasília, DF. Foi a minha primeira reforma e, obviamente, cometi diversos erros e me arrependi de várias decisões. Seguem algumas lições aprendidas que talvez possam te ajudar a tomar boas decisões. 1. Divida o projeto arquitetônico em duas fases: primeiro a demolição, depois o projeto propriamente dito Contratar um arquiteto é essencial. Mas em se tratando de uma reforma, ainda mais de um apartamento, surpresas podem ocorrer. Mesmo que o arquiteto use um detector de pilares, vigas, colunas de encanamento do prédio etc... ainda sim podem haver surpresas. Por isso, é melhor separar o projeto em duas fases. Primeiro, já tendo alguma ideia do que você pretende fazer, peça para o arquiteto um projeto de demolição. E contrate uma equipe só para essa fase. Vai sair mais caro contratar só a demolição separada do resto? Provavelmente. Mas a tranquilidade que você terá durante a execução da segunda fase não tem preço.

Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19

Até os países mais desenvolvidos não estavam preparados para lidar com uma pandemia. Ou seja, nesse sentido, não há muito para onde correr. E também instituições sólidas, na área científica, médica e sanitária, também não estavam preparadas para lidar com uma pandemia.  O único setor que estava preparado, e inclusive mostrou muita competência, para lidar com a pandemia foi o setor farmacêutico privado. E isso por uma razão muito simples: eles são da iniciativa privada. Quando existe interesse, em geral econômico, alguns problemas são resolvidos muito mais rapidamente do que normalmente acontece. Muitas pessoas preferem acreditar em qualquer notícia do que pesquisar informações em fontes confiáveis. Quando o assunto é doença, máscara facial simples não protege quem a usa. Máscara protege os outros de quem usa. Então não adianta usar máscara para se proteger, se no mesmo ambiente outros não estão usando máscara. Uma máscara PFF2 é melhor do que uma máscara simples, mas ainda assim a prot

Cartão de débito/conta global em dólar: Comparativo entre Avenue, C6 Bank e Nomad

Como faço muitas compras em sites no exterior, sempre quis ter um cartão/conta global em dólar de forma que as compras fossem pagas diretamente em dólar. Diversas instituições financeiras disponibilizam um cartão de débito em dólar (ou euro) que serve tanto para compras pela Internet ou durante viagens. Esses cartões são muito úteis pois evitam a cobrança de IOF extra quando a compra é realizada usando um cartão de crédito nacional, e também são uma forma conveniente de transportar recursos em viagens internacionais. Além disso, ter uma conta em dólar é também uma forma de dolarizar seu patrimônio. Isso sem falar que as taxas de câmbio geralmente são melhores do que a dos bancos tradicionais como Banco do Brasil. Avenue O primeiro cartão que testei foi o da Avenue . A Avenue já era conhecida por permitir a compra e venda de ações negociadas nos EUA e lançou recentemente esse tipo de cartão após divulgar uma lista de espera. O cartão de débito em dólar é fornecido em parceria com o Evol