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Cartão de débito/conta global em dólar: Comparativo entre Avenue, C6 Bank e Nomad

Como faço muitas compras em sites no exterior, sempre quis ter um cartão/conta global em dólar de forma que as compras fossem pagas diretamente em dólar. Diversas instituições financeiras disponibilizam um cartão de débito em dólar (ou euro) que serve tanto para compras pela Internet ou durante viagens. Esses cartões são muito úteis pois evitam a cobrança de IOF extra quando a compra é realizada usando um cartão de crédito nacional, e também são uma forma conveniente de transportar recursos em viagens internacionais. Além disso, ter uma conta em dólar é também uma forma de dolarizar seu patrimônio. Isso sem falar que as taxas de câmbio geralmente são melhores do que a dos bancos tradicionais como Banco do Brasil.

Avenue

O primeiro cartão que testei foi o da Avenue. A Avenue já era conhecida por permitir a compra e venda de ações negociadas nos EUA e lançou recentemente esse tipo de cartão após divulgar uma lista de espera. O cartão de débito em dólar é fornecido em parceria com o Evolve Bank & Trust. Todavia é fornecido apenas um número de cartão. O número da conta no Evolve Bank & Trust não é revelado aos usuários desse tipo de cartão por meio da Avenue. Então não é possível transferir da conta no exterior para outra conta no exterior. O cartão, portanto, só serve para compras e saques em ATMs no exterior.

Não tive ainda a chance de testar o cartão em viagens, mas a experiência com compras em sites nos EUA foi péssima. Tentei uma compra pequena no conhecido site iHerb.com, e o pagamento foi negado. Entrei em contato com o atendimento da Avenue via chat do App (que por sinal é péssimo pois o atendente demora muito a responder e o chat cai toda hora) e me orientaram a usar o endereço de faturamento (billing address) da própria Avenue. Mesmo assim, a transação continuou sendo negada. Tentei contato direto com a Evolve Bank & Trust seguindo orientação que recebi via SMS da operadora I2C Inc, mas eles se negaram a me ajudar sem um número de conta com eles. Depois registrei uma reclamação no Reclame Aqui e já mudaram a história (falta de coerência) dizendo que o cartão estava bloqueado porque eu havia digitado o CVV errado (é mentira). Atualização: Consegui depois utilizar o cartão em alguns sites, apesar de às vezes o pagamento ser negado.

Um cuidado que precisa se ter é no momento do câmbio, pois eles ainda não são transparentes no momento de oferecer o câmbio. É dada a opção de fazer a conversão dos reais para a conta de investimento e só depois para a conta bancária. Todavia eles não informam que os valores ficam bloqueados na conta de investimento, e que só é possível transferir para a conta bancária (a do cartão) depois de fazer algum investimento e resgatar. Outra coisa ruim é que o horário de câmbio da Avenue é muito limitado. Se você não tiver saldo em conta e tentar fazer uma transação à noite, por exemplo, não vai conseguir por causa do horário.

C6 Bank

O C6 Bank também oferece um cartão de débito em dólar ou euro. Só que, diferentemente da Avenue que fornece esse cartão sem custo de emissão, o C6 Bank cobra 30 dólares. Fiz todo o processo e inclusive os 30 dólares foram debitados da minha conta corrente, mas por alguma razão misteriosa o cartão nunca foi emitido. Depois de abrir diversos chamados e reclamações, foi constatado que uma falha no sistema fez com que a solicitação de emissão do cartão se perdesse. No momento em que escrevo este artigo, estou aguardando uma solução do caso. Mas já fazem vários dias que nem estornam os 30 dólares já cobrados, nem me dão qualquer satisfação sobre a emissão do cartão. Atualização: Após muitos contatos com o atendimento, finalmente reconheceram o problema e emitiram o cartão. Vou testar assim que possível.

Nomad

Assim como a Avenue, o Nomad também oferece um cartão de débito em dólar em parceria com o mesmo banco: Evolve Bank & Trust. Mas, diferentemente da Avenue, eles fornecem os dados da conta o que, em tese, permitiria transferências de/para outras contas no exterior e, quem sabe, até contato direto com a Evolve Bank & Trust para tratar de algum assunto. Mas achei o procedimento de câmbio muito complicado. É necessário fazer primeiro uma cotação do câmbio e depois uma espécie de reserva da transação. Em seguida o App gera os dados para a transferência bancária via TED ou PIX. Mesmo aceitando PIX, é necessário digitar todos os dados da conta como se fosse um TED, então não é nada prático. Além disso, se você não transferir o valor exato acordado na reserva, poderá sofrer punições. O câmbio só realizado no dia seguinte, o que torna o uso ainda mais lento. No momento em que escrevo este artigo, estou aguardado a efetivação do câmbio para testar o cartão em uma nova compra qualquer.

Conclusão

A impressão que se tem é que esses serviços todos ainda estão em fase de testes. As coisas não funcionam perfeitamente e o atendimento é muito ruim. Geralmente é um robô que responde ao chat, as opções para resolver problemas raramente estão presentes, e passar para um atendente humano nem sempre é algo intuitivo.

Essa possibilidade do pagamento não ser aprovado por conta do endereço de faturamento também carece de esclarecimentos e transparência. Se a orientação é utilizar algum outro endereço norte-americano, isso precisa ficar claro e transparente. Por exemplo, na Avenue me orientaram a usar o endereço deles, mas e o nome do destinatário? Deveria ser o meu, ou o da própria Avenue? Se é o da Avenue, qual deles, pois a Avenue tem diversos nomes lá fora?

A falta de praticidade no câmbio também é um ponto negativo em todos eles, sendo que o da Avenue e Nomad são piores, por exigirem um TED. O da C6 Bank, como existe a conta no Brasil vinculada, pelo menos se pode fazer um PIX e, logo em seguida, solicitar o câmbio. O TED tanto na Avenue como no C6 Bank demoraram vários minutos (quase meia hora) para serem efetivados. Na prática, em todos esses serviços, é necessário fazer a transferência com antecedência mesmo sem saber ao certo se o dinheiro será ou não utilizado em uma compra. A Nomad é a pior em termos de demora. Após a reserva do câmbio, que já é um procedimento chato, o câmbio só é efetivado em um ou dois dias após o TED.

Por tudo isso, hoje eu não recomendaria nenhum desses serviços e não confiaria em colocar recursos em uma conta dessa sem a segurança de que eles poderão ser utilizado sempre que eu precisar.

Assim que conseguir continuar os testes atualizo aqui.


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