Pular para o conteúdo principal

Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19

Folhas verdes de uma árvore

  1. Até os países mais desenvolvidos não estavam preparados para lidar com uma pandemia. Ou seja, nesse sentido, não há muito para onde correr.
  2. E também instituições sólidas, na área científica, médica e sanitária, também não estavam preparadas para lidar com uma pandemia. 
  3. O único setor que estava preparado, e inclusive mostrou muita competência, para lidar com a pandemia foi o setor farmacêutico privado. E isso por uma razão muito simples: eles são da iniciativa privada.
  4. Quando existe interesse, em geral econômico, alguns problemas são resolvidos muito mais rapidamente do que normalmente acontece.
  5. Muitas pessoas preferem acreditar em qualquer notícia do que pesquisar informações em fontes confiáveis.
  6. Quando o assunto é doença, máscara facial simples não protege quem a usa. Máscara protege os outros de quem usa. Então não adianta usar máscara para se proteger, se no mesmo ambiente outros não estão usando máscara. Uma máscara PFF2 é melhor do que uma máscara simples, mas ainda assim a proteção não é total.
  7. Imunidade não é algo que dura a vida inteira. Na verdade, pode durar apenas alguns meses.
  8. Aperto de mão é algo não só desnecessário, mas também nojento e perigoso. Esse hábito deveria ser abolido da face da Terra. Existem muitas outras formas igualmente calorosas de cumprimentar alguém. Até um abraço, sem beijos, claro, é menos perigoso do que um aperto de mão.
  9. O que aviação, transporte coletivo, turismo, promoção de eventos, cinemas, shoppings, feiras, bares e restaurantes tem em comum? Todos são setores da economia que serão enormemente prejudicados em qualquer pandemia.
  10. Viajar a negócios é algo não só desnecessário, mas também muito caro. As empresas deveriam acabar com isso de uma vez por todas. As famílias e o meio ambiente agradecem. O setor hoteleiro e correlatos que busque alternativas para promover o turismo, pois isso sim é um motivo válido para viajar.
  11. Qualquer reunião de trabalho pode ser realizada por videoconferência. Tudo que você precisa é de um celular e, se quiser mais privacidade, de um fone de ouvido.
  12. Dois terços das salas de escritórios poderiam ser desocupadas. A consequência disso que é dois terços dos prédios de escritórios também não deveriam existir. Menos expeculação imobiliária. Mais espaços residenciais (estes sim absolutamente necessários), praças e áreas verdes por favor.
  13. Trabalhar em casa tem mais vantagens do que desvantagens. Novamente as famílias e o meio ambiente agradecem.
  14. Os problemas logísticos nos estados da região norte do Brasil são piores do que imaginávamos. Que tal linhas de trem bala e melhores rodovias ligando esses estados com a região central?
  15. O teletrabalho não prejudica ninguém. Setores impactados pela falta de circulação das pessoas podem investir nos comércios locais, pois esses sim serão mais demandados quando as pessoas estiverem trabalhando em casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma de um apartamento antigo - Lições aprendidas

Há cerca de 6 meses conclui a reforma de um apartamento antigo aqui em Brasília, DF. Foi a minha primeira reforma e, obviamente, cometi diversos erros e me arrependi de várias decisões. Seguem algumas lições aprendidas que talvez possam te ajudar a tomar boas decisões. 1. Divida o projeto arquitetônico em duas fases: primeiro a demolição, depois o projeto propriamente dito Contratar um arquiteto é essencial. Mas em se tratando de uma reforma, ainda mais de um apartamento, surpresas podem ocorrer. Mesmo que o arquiteto use um detector de pilares, vigas, colunas de encanamento do prédio etc... ainda sim podem haver surpresas. Por isso, é melhor separar o projeto em duas fases. Primeiro, já tendo alguma ideia do que você pretende fazer, peça para o arquiteto um projeto de demolição. E contrate uma equipe só para essa fase. Vai sair mais caro contratar só a demolição separada do resto? Provavelmente. Mas a tranquilidade que você terá durante a execução da segunda fase não tem preço.

Cartão de débito/conta global em dólar: Comparativo entre Avenue, C6 Bank e Nomad

Como faço muitas compras em sites no exterior, sempre quis ter um cartão/conta global em dólar de forma que as compras fossem pagas diretamente em dólar. Diversas instituições financeiras disponibilizam um cartão de débito em dólar (ou euro) que serve tanto para compras pela Internet ou durante viagens. Esses cartões são muito úteis pois evitam a cobrança de IOF extra quando a compra é realizada usando um cartão de crédito nacional, e também são uma forma conveniente de transportar recursos em viagens internacionais. Além disso, ter uma conta em dólar é também uma forma de dolarizar seu patrimônio. Isso sem falar que as taxas de câmbio geralmente são melhores do que a dos bancos tradicionais como Banco do Brasil. Avenue O primeiro cartão que testei foi o da Avenue . A Avenue já era conhecida por permitir a compra e venda de ações negociadas nos EUA e lançou recentemente esse tipo de cartão após divulgar uma lista de espera. O cartão de débito em dólar é fornecido em parceria com o Evol