sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TI: O coração de cada empresa


Em um artigo anterior, defendi a importância das organizações considerarem a área de TI como sendo estratégica e as implicações disso. Gostaria de trazer agora mais argumentos que deixam claro que a TI hoje é imprescindível para praticamente toda empresa.

As organizações são frequentemente comparadas a organismos vivos. Em um organizmo vivo, os órgãos trabalham em conjunto para a sobrevivência do ser. Entretanto, alguns órgãos são mais importantes do que outros. Pense no corpo humano, por exemplo. Pode-se abrir mão do baço, mas o mesmo não pode ser feito com o coração. Outro elemento vital para o corpo humano é o sangue. Nas organizações, podemos dizer que o sangue que corre em suas veias é informação. Sem um fluxo constante de informação a empresa morre.

Nos dias de hoje, quem é responsável por manter esse fluxo de informação? No corpo humano é o coração. Nas organizações é a tecnologia. Seja por meio de uma rede de dados, seja por meio da página impressa, lá está a tecnologia. Chegamos à conclusão de que o coração de uma empresa é a área de tecnologia. É ou não um órgão vital?

Nenhum comentário: