Você costuma fazer compras na Internet? Com que frequência?
Comprar na Internet, além de cômodo, pode ser muito mais eficaz. Isso ocorre porque existem várias ferramentas para compararmos produtos e encontrarmos o melhor preço. Além disso, em geral as informações disponibilizadas pelas lojas da Internet são mais seguras do que aquele "papo de bom vendedor". Mesmo assim, muitos deixam de comprar na Internet porque têm medo de que seus dados, em especial os de cartão de crédito, sejam utilizados por criminosos. Para evitar que isso aconteça, eis algumas dicas muito úteis para você comprar na Internet com toda a segurança e tranquilidade.
Tenha um cartão de crédito especialmente para isso
Ao invés de ficar utilizando vários cartões, concentre suas compras em um cartão de crédito específico para isso. Muitos bancos oferecem cartões adicionais sem o menor custo. O importante é ter um número de cartão de crédito específico para suas compras na Internet. A grande sacada é cancelar esse cartão de tempos em tempos. O meu banco, por exemplo, cobra apenas R$10,00 para a emissão de um novo cartão. Esse valor não é nada comparado à "dor de cabeça" que você pode evitar. Simplesmente destrua seu cartão e peça um novo. Faça isso de vez em quando. Por exemplo, se você faz compras na Internet com muita frequência e não se preocupa muito com a segurança das lojas virtuais, cancele seu cartão de seis em seis meses. Caso faça compras de vez em quando, talvez um novo cartão a cada ano seja o suficiente. Destrua o cartão e ligue para o seu banco dizendo que perdeu e quer um novo. Simples assim. Não espere ter o seu número copiado por um criminoso para só depois fazer um novo. Simplesmente cancele de tempos em tempos.
Verifique a reputação da loja virtual
Grandes lojas conhecidas em geral se preocupam bastante com a segurança de seus clientes. O mesmo nem sempre ocorre com pequenas lojas. A dica é verificar a reputação da loja virtual antes de efetuar a compra. Como fazer isso? Sites de comparação de preços, como o Buscapé e o Bondfaro, já fazem isso por você. O Buscapé, por exemplo, mantém uma lista negra de lojas virtuais. E vale a pena consultar a opinião de outras pessoas em sites como o Reclameaqui e o Confiômetro. Outro bom indicador é o preço. Desconfie de preços muito baratos em relação à concorrência.
Evite lojas virtuais que armazenam seus dados de cartão de crédito
Algumas lojas, por razões de conveniência (ou não), armazenam seus dados de cartão de crédito para facilitar futuras compras. Apesar de conveniente, isso não é nada seguro. Quanto mais tempo esse tipo de informação fica armazenada no banco de dados da empresa, maior é a probabilidade de seus dados serem acessados indevidamente por criminosos em uma eventual invasão virtual da loja. Evite comprar em sites que façam isso, a não ser que você esteja prestes a cancelar o seu cartão conforme a primeira dica (hehehe!).
Conheça seus direitos
O Código de Defesa do Consumidor estabelece o direito de arrependimento para compras efetuadas pela Internet. Isso é necessário para garantir que você possa se arrepender depois de ver o produto ao vivo e a cores. Portanto, compre com toda tranquilidade. Você pode se arrepender e devolver o produto! Consulte o código para verificar quais produtos e em quais situações isso é possível.
Boas compras!
Comentários