Pular para o conteúdo principal

Como comprar na Internet com segurança e traquilidade

Você costuma fazer compras na Internet? Com que frequência?

Comprar na Internet, além de cômodo, pode ser muito mais eficaz. Isso ocorre porque existem várias ferramentas para compararmos produtos e encontrarmos o melhor preço. Além disso, em geral as informações disponibilizadas pelas lojas da Internet são mais seguras do que aquele "papo de bom vendedor". Mesmo assim, muitos deixam de comprar na Internet porque têm medo de que seus dados, em especial os de cartão de crédito, sejam utilizados por criminosos. Para evitar que isso aconteça, eis algumas dicas muito úteis para você comprar na Internet com toda a segurança e tranquilidade.

Tenha um cartão de crédito especialmente para isso

Ao invés de ficar utilizando vários cartões, concentre suas compras em um cartão de crédito específico para isso. Muitos bancos oferecem cartões adicionais sem o menor custo. O importante é ter um número de cartão de crédito específico para suas compras na Internet. A grande sacada é cancelar esse cartão de tempos em tempos. O meu banco, por exemplo, cobra apenas R$10,00 para a emissão de um novo cartão. Esse valor não é nada comparado à "dor de cabeça" que você pode evitar. Simplesmente destrua seu cartão e peça um novo. Faça isso de vez em quando. Por exemplo, se você faz compras na Internet com muita frequência e não se preocupa muito com a segurança das lojas virtuais, cancele seu cartão de seis em seis meses. Caso faça compras de vez em quando, talvez um novo cartão a cada ano seja o suficiente. Destrua o cartão e ligue para o seu banco dizendo que perdeu e quer um novo. Simples assim. Não espere ter o seu número copiado por um criminoso para só depois fazer um novo. Simplesmente cancele de tempos em tempos.

Verifique a reputação da loja virtual

Grandes lojas conhecidas em geral se preocupam bastante com a segurança de seus clientes. O mesmo nem sempre ocorre com pequenas lojas. A dica é verificar a reputação da loja virtual antes de efetuar a compra. Como fazer isso? Sites de comparação de preços, como o Buscapé e o Bondfaro, já fazem isso por você. O Buscapé, por exemplo, mantém uma lista negra de lojas virtuais. E vale a pena consultar a opinião de outras pessoas em sites como o Reclameaqui e o Confiômetro. Outro bom indicador é o preço. Desconfie de preços muito baratos em relação à concorrência.

Evite lojas virtuais que armazenam seus dados de cartão de crédito

Algumas lojas, por razões de conveniência (ou não), armazenam seus dados de cartão de crédito para facilitar futuras compras. Apesar de conveniente, isso não é nada seguro. Quanto mais tempo esse tipo de informação fica armazenada no banco de dados da empresa, maior é a probabilidade de seus dados serem acessados indevidamente por criminosos em uma eventual invasão virtual da loja. Evite comprar em sites que façam isso, a não ser que você esteja prestes a cancelar o seu cartão conforme a primeira dica (hehehe!).

Imprima tudo

Uma das vantagens de se comprar na Internet é que tudo está escrito. Portanto, imprima tudo, tudo mesmo. Salve todas as informações relevantes que te levaram a efetuar aquela compra: descrição detalhada do produto, informações do pedido, recibo de pagamento, informações sobre o prazo de entrega e condições para troca, política de privacidade, etc. Se quiser economizar papel, salve tudo em PDF.Consulte este artigo.

Conheça seus direitos

O Código de Defesa do Consumidor estabelece o direito de arrependimento para compras efetuadas pela Internet. Isso é necessário para garantir que você possa se arrepender depois de ver o produto ao vivo e a cores. Portanto, compre com toda tranquilidade. Você pode se arrepender e devolver o produto! Consulte o código para verificar quais produtos e em quais situações isso é possível.

Boas compras!

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado por Blog intiresny

Postagens mais visitadas deste blog

Engenharia de Software Conference - 22 e 23 de Maio, Lapa, São Paulo

Vou fazer um breve intervalo na série de artigos Desmistificando o MPS.BR para divulgar um importante evento. Nos dias 22 e 23 de maio, a DevMedia realiza, em São Paulo, a Engenharia de Software Conference. Serão três tracks simultâneos, onde os mais graduados especialistas do ramo discutirão os principais temas da Engenharia de Software atual, entre eles o MPS.Br. Uma metodologia de gerenciamento desenvolvida especialmente para as empresas brasileras.  As explanações vão desde o projeto até os últimos testes de um software, passando pelos diversos conceitos de gerenciamento. Serão 40 horas de conteúdo, distribuídas em 30 palestras. O evento conta com a presença de palestrantes renomados, como Ana Regina Rocha, que será a keynote da conferência. Ela foi uma das idealizadoras do Modelo Mps.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro), além de ser implementadora e avaliadora credenciada pela SOFTEX e membro do grupo de pesquisa em Engenharia de Software da Universidade Federal do R

Futuro dos celulares

Como serão os aparelhos celulares daqui a cinco ou dez anos? Não acho que seja uma previsão díficil de acertar. Mas também não é algo tão óbvio. Venho acompanhando as tendências dessa tecnologia a algum tempo e me arrisco a dar alguns palpites. Tamanho Como diz o ditado, tamanho não é documento. De fato os celulares pararam de diminuir. Finalmente perceberam que celulares muito pequenos são extremamente desconfortáveis de usar. Lembro de um celular da Samsung, que mais parecia um chaveiro e era horrível de acertar os botões. Acredito que a corrida por celulares pequenos acabou. O tamanho dos celulares atuais, com exceção do Blackberry (que é ridiculamente grande), parece adequado. Um bom celular não pode ser muito pequeno, nem muito fino. Exageros comprometem o manuseio. Peso O peso dos celulares atuais também parece estar adequado. Talvez fique um pouco mais leve, mas não há muito o que se fazer nessa área. Não que não exista tecnologia disponível. Mas simplesmente não é necessário. U