Pular para o conteúdo principal

Desenvolvendo software em uma grande empresa

Quero falar com você, programador, analista de sistema ou gerente de projetos. É bem provável que você, assim como eu, trabalhe em grande empresa onde os sistemas são críticos para os negócios da corporação. Em uma empresa assim, não é fácil manter a produção de software sob controle. É comum observarmos problemas de retrabalho, várias pessoas fazendo exatamente a mesma coisa, processos de desenvolvimento que não agregam valor e assim por diante. A lista de problemas parece não ter fim. E lá estamos nós no meio desse caos tecnológico. As vezes fico desanimado em ter que percorrer um emaranhado de soluções para resolver problemas tão simples. As vezes fico desesperado sem saber O QUÊ e COMO desembaraçar essa trama. E você? Também passa por isso no seu dia a dia?

Inauguro esse blog para publicar uma série de artigos sobre o CAOS que impera hoje nas áreas de tecnologia de grandes empresas. Espero contribuir para o pensamento crítico de todos os envolvidos, especialmente aqueles que tem o poder de mudar. Mas não me refiro apenas aos executivos e gerentes. Todo aquele que tem iniciativa também pode fazer algo para diminuir essa confusão. Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19

Até os países mais desenvolvidos não estavam preparados para lidar com uma pandemia. Ou seja, nesse sentido, não há muito para onde correr. E também instituições sólidas, na área científica, médica e sanitária, também não estavam preparadas para lidar com uma pandemia.  O único setor que estava preparado, e inclusive mostrou muita competência, para lidar com a pandemia foi o setor farmacêutico privado. E isso por uma razão muito simples: eles são da iniciativa privada. Quando existe interesse, em geral econômico, alguns problemas são resolvidos muito mais rapidamente do que normalmente acontece. Muitas pessoas preferem acreditar em qualquer notícia do que pesquisar informações em fontes confiáveis. Quando o assunto é doença, máscara facial simples não protege quem a usa. Máscara protege os outros de quem usa. Então não adianta usar máscara para se proteger, se no mesmo ambiente outros não estão usando máscara. Uma máscara PFF2 é melhor do que uma máscara simples, mas ainda assim a prot

Reforma de um apartamento antigo - Lições aprendidas

Há cerca de 6 meses conclui a reforma de um apartamento antigo aqui em Brasília, DF. Foi a minha primeira reforma e, obviamente, cometi diversos erros e me arrependi de várias decisões. Seguem algumas lições aprendidas que talvez possam te ajudar a tomar boas decisões. 1. Divida o projeto arquitetônico em duas fases: primeiro a demolição, depois o projeto propriamente dito Contratar um arquiteto é essencial. Mas em se tratando de uma reforma, ainda mais de um apartamento, surpresas podem ocorrer. Mesmo que o arquiteto use um detector de pilares, vigas, colunas de encanamento do prédio etc... ainda sim podem haver surpresas. Por isso, é melhor separar o projeto em duas fases. Primeiro, já tendo alguma ideia do que você pretende fazer, peça para o arquiteto um projeto de demolição. E contrate uma equipe só para essa fase. Vai sair mais caro contratar só a demolição separada do resto? Provavelmente. Mas a tranquilidade que você terá durante a execução da segunda fase não tem preço.

Dicas para alugar um apartamento

Como o mundo da gestão de TI não teve muitas novidades recentemente, vou mais uma vez fugir ao tema do blog para passar algumas dicas sobre aluguel de apartamento. O mercado imobiliário teve um boom recentemente e neste exato momento estamos percebendo uma retração nos preços. Para quem investiu em imóveis, isso é uma péssima notícia. Para quem procura imóvel para alugar, nem tanto. Na verdade, a oferta de imóveis para aluguel cresceu muito, pois muitos investidores não estão conseguindo vender seus imóveis devido ao alto preço e agora tentam alugá-los. Devido ao alto preço dos imóveis, a procura por aluguel pode aumentar um pouco. Alias, esse é o um dos sinais da bolha imobiliária. Muitos estão preferindo alugar ao invés de comprar. Apesar disso, a oferta de imóveis para alugar ainda está grande por causa dos recentes lançamentos e, por isso, ainda há margem para negociações. Assim, a melhor coisa a fazer é procurar com calma e negociar. Como a oferta está grande, é uma oportunida