Pular para o conteúdo principal

Dicas para alugar um apartamento

Como o mundo da gestão de TI não teve muitas novidades recentemente, vou mais uma vez fugir ao tema do blog para passar algumas dicas sobre aluguel de apartamento.

O mercado imobiliário teve um boom recentemente e neste exato momento estamos percebendo uma retração nos preços. Para quem investiu em imóveis, isso é uma péssima notícia. Para quem procura imóvel para alugar, nem tanto. Na verdade, a oferta de imóveis para aluguel cresceu muito, pois muitos investidores não estão conseguindo vender seus imóveis devido ao alto preço e agora tentam alugá-los. Devido ao alto preço dos imóveis, a procura por aluguel pode aumentar um pouco. Alias, esse é o um dos sinais da bolha imobiliária. Muitos estão preferindo alugar ao invés de comprar. Apesar disso, a oferta de imóveis para alugar ainda está grande por causa dos recentes lançamentos e, por isso, ainda há margem para negociações. Assim, a melhor coisa a fazer é procurar com calma e negociar. Como a oferta está grande, é uma oportunidade de alugar um apartamento novo ou reformado com bom preço. 

Encontrar um bom apartamento não é tarefa fácil. Há diversos fatores a se analisar e isso, obviamente, tem reflexos no valor do aluguel. Os pontos a seguir são os que eu considero essenciais.

Posição do apartamento

A posição do apartamento em relação ao edifício e à vizinhança é determinante para o conforto de quem vai morar. Em prédios altos, sugiro procurar um andar acima do 4º. Quanto mais alto o apartamento, em geral mais silencioso ele é, e menos quente também. Um apartamento de andar alto também vai ser menos frequentado por insetos. Isso não significa que sempre quanto mais alto melhor. Se o andar for muito alto, em caso de falta de energia, você terá problemas para subir e descer a escada. Assim é bom verificar se na sua região é comum faltar energia. Também mais tempo você vai perder diariamente subindo e descendo os elevadores. Evite também o último andar. Em geral o derradeiro andar é muito mais quente por causa do calor da laje, que fica exposta o dia inteiro ao sol. Isso sem falar no risco de infiltrações. Se o apartamento for colado no fosso do elevador, além do barulho normal do abre e fecha das portas e das pessoas conversando enquanto esperam o elevador, você vai sofrer com o barulho do motor (que fica em cima do último andar) e dos freios do elevador.

Além da altura, é preciso verificar também para que lado as janelas são viradas. Em geral as pessoas preferem os quartos virados para o nascente, ou seja, para o leste. Sinceramente, prefiro os quartos virados para o sul ou para o norte, pois eles não pegam sol em nenhum horário do dia. Com o aquecimento global, dependendo da sua região, o quarto virado para o nascente já estará com um calor insuportável a partir das 7 horas da manhã. Se você é alguém que precisa [de vez em quando] dormir até mais tarde, isso pode ser um problema. Por isso, recomendo quartos virados para o sul ou para o norte. Com a invenção da luz elétrica, não temos mais que nos preocupar com iluminação natural.

Talvez mais importante do que a posição em relação ao sol, é a posição em relação à rua. Apartamentos virados para pistas movimentadas, ou comércios barulhentos, são terríveis. Quando as janelas são viradas para uma pista movimentada, não importa a altura do apartamento, o som dos carros vai refletir no asfalto e chegar até o seu apartamento mesmo que ele esteja em um andar bem alto. Mesmo às vezes prejudicando a vista da janela, eu prefiro imóveis virados para os fundos ou, dependendo do condomínio, para dentro do mesmo. Mas cuidado com as áreas comuns. Imóveis virados para a piscina, churrasqueira ou salão de festas, também sofrem com o barulho de convidados e crianças.

Localização

Localização é algo básico. Mas vale lembrar a importância de ter alguns serviços essenciais por perto, como padaria, farmácia, mercado e, quem sabe, verdurão. Também sugiro verificar se o imóvel fica perto de um ponto de ônibus e se a região é bem servida pelos serviços de transporte coletivo. Certa vez morei em um bairro bem localizado aqui em Brasília (que por sinal tem um péssimo serviço de transporte coletivo) e só depois percebi que o ponto de ônibus ficava a cerca de 2 KM de distância. Sofria a faxineira e sofria eu quando ficava sem carro.

Projeto

Os projetos de apartamentos mais novos são todos muito parecidos. Assim, não há muito o que se falar sobre o projeto. Mas recomendo olhar alguns detalhes a seguir.

O primeiro é a largura das portas. Verifique se a largura das portas vai permitir que você faça a mudanças dos móveis que já possui. Alguns apartamentos novos, por exemplo, estão vindo com portas e corredores muito estreitos. Isso vai te dar dor de cabeça na hora da mudança. São comuns os casos em que é necessário remover a porta, às vezes até os portais da mesma, para passar uma máquina de lavar, geladeira ou sofá.

Outro detalhe muito importante são as paredes e a posição das colunas. Estou cansado de ver projetos de sala, por exemplo, com colunas bem no meio da parede onde supostamente ficaria um sofá (ou uma cama no caso dos quartos). Nesses casos a parede perde a continuidade e um sofá ali vai provocar um vão entre as costas do sofá e a parede. Também verifique se é possível colocar uma televisão em frente ao sofá. Projetos recentes estão forçando os moradores a colocar uma televisão deslocada à direita (ou à esquerda) por causa da porta da cozinha. Isso vai te dar torcicolo. Se a cozinha for do tipo americana, pior ainda, porque você vai ficar sem parede para pôr a televisão.

Fique atento também às janelas. Janela nem sempre é bem vinda, pois limita as possibilidades de posicionar um móvel. Acho um absurdo aquelas janelas que começam praticamente no chão. Fica difícil colocar uma escrivaninha ou às vezes até uma cama. Prefira janelas padrão, que comecem mais altas. Facilita na hora de posicionar os móveis e colocar cortinas. É melhor até para a sua privacidade.

Armários

Armários na cozinha e nos quartos é algo essencial. Não entendo esses proprietários que insistem em colocar para alugar apartamentos sem esses armários. Se depender de mim, vão ficar com o imóvel fechado o resto da vida. Colocar os armários essenciais é bom para todos. É bom para o proprietário que, além de facilitar o aluguel, vai evitar que o inquilino danifique as paredes colocando um armário qualquer. Transporte de móveis pesados, como guarda-roupas por exemplo, também pode danificar o piso. É bom para o inquilino, pois se ele colocar os armários por conta própria, quem garante que eles vão servir em outro imóvel?

Espero que essas dicas sejam úteis a você.

Comentários

mim disse…
Dicas realmente muito valiosas, para alugar mas principalmente se for comprar!
Compartilho mais algumas que fui adquirindo com a experiência em cada mudança:

-Dar uma conferida na vizinhança, uma passada a noite e final de semana para observar o movimento, vizinho zueiro é a pior praga que pode existir;

-Dentro do 'Projeto' também acho importantíssimo observar os pontos de instalação elétrica, como tomadas, interruptores e iluminação, encanamento para maquina de lavar;

-Garagem privativa ou pelo menos rotativa, pra quem tem carro ou moto sabe como é difícil vaga aqui em Brasilia

Sempre sofri aqui em bsb pra achar um lugar que presta pra morar cada vez que precisava mudar, hora estava bom em um ponto mas faltava em outro, felizmente consegui conciliar todos estes fatores e comprar um apt, mas eu filtrei bastante pois teve lugar q já morei de aluguel que hoje não moraria nem de graça, então na hora de comprar é atenção redobrada porque se arrepender depois vai ser amargo.

abçs.

Postagens mais visitadas deste blog

Compras de software no Setor Público: direito de atualização vs direito de nova versão

Muito se tem discutido, especialmente no Setor Público, sobre direito de atualização de software. A coisa acontece mais ou menos assim. Um órgão do governo publica um edital de licitação para comprar "n" licenças de um dado software. Insere-se no contrato uma cláusula obrigando a contratada a fornecer suporte e eventuais atualizações de software que porventura venham a ser disponibilizadas. O fabricante lança uma nova versão do produto, com as mesmas funcionalidades da versão anterior e algo mais. O órgão público solicita a nova versão. O fornecedor informa que não se trata de uma atualização e sim de um novo produto. O órgão discorda e entra na justiça para obter o que acha que tem direito. E o imbróglio está formado. Afinal, o órgão tem ou não direito à nova versão? O quê é uma atualização de software? Essa não é apenas uma questão técnica. É também jurídica. Depende não apenas das peculiaridades técnicas da nova versão solicitada, mas também do texto contratual. I...

Why the Foundation Series on AppleTV+ is a Disservice to Asimov’s Legacy

It doesn’t matter if you’ve read Isaac Asimov’s Foundation series or if you’re just curious about the TV adaptation for other reasons. My advice is simple: don’t waste your time watching the show. Instead, read Asimov’s books. You’ll enjoy them far more. Let me explain why. The Foundation series, available on Apple TV+, is supposedly based on Asimov’s books, particularly the trilogy Foundation , Foundation and Empire , and Second Foundation . However, it also borrows elements from other books that complement the trilogy, such as The Complete Robot , Foundation’s Edge , and even Foundation and Earth , along with bits of other Asimov works. As with any TV adaptation, it’s natural for the story to be rewritten and altered—especially for a work like Foundation , which spans centuries and features countless characters. Significant adjustments were to be expected. But what we see in the series is more than an adaptation: it’s a complete disfigurement of Asimov’s masterpiece. If he were ali...

Conselhos pessoais não funcionam! Mas existe algo que pode funcionar

Tenho quase 50 anos. E, ao longo desses anos, em especial os últimos, tive a oportunidade de aconselhar muitas pessoas. Aconselhei colegas de escola sobre estudos. Aconselhei colegas de trabalho sobre carreira e profissão. Aconselhei amigos sobre família, saúde, finanças e outros assuntos. Aconselhei familiares sobre questões diversas também. Nos últimos anos, tenho dedicado uma energia razoável tentando convencer meus pais a cuidarem melhor da saúde física e mental. Sabe quantos desses conselhos foram levados a sério? Zero. E, se você também gosta de dar conselhos pessoais, é bem provável que tenha uma impressão parecida. Estou falando, obviamente, de conselhos realmente pessoais. Se alguém está lendo um livro ou assistindo a uma palestra, ouve um conselho qualquer e decide colocá-lo em prática, isso é outra história. Nesse caso, não foi o conselho em si que fez a pessoa agir. Ela ouviu algo, achou interessante e se convenceu sozinha. E se foi ela mesma que buscou o livro ou foi assis...