segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Atualizações do Windows Vista o tornam mais lento?

Preste atenção ao título deste artigo. Repare que é uma pergunta e NÃO uma afirmação. E é bem provável que você também já tenha se perguntado o mesmo.
Lá em casa, já precisei reinstalar o Windows Vista diversas vezes, em especial este ano. O tempo vai passando, o sistema vai se tornando cada vez mais lento até que chega ao ponto de precisar ser reinstalado novamente. Sempre suspeitei que a instalação de outros programas estivesse, de alguma forma, contribuindo para essa lentidão. Da última vez, contudo, resolvi isolar o problema. Após reinstalar o Windows Vista, decidi não instalar nenhum software adicional. Qual foi a minha surpresa? Com o passar do tempo, o sistema continuou ficando mais e mais lento. Chegou um ponto que eu não conseguia sequer abrir um vídeo do YouTube. Mas como era isso possível se eu não havia instalado mais nada? Não sei. Porém suspeito das atualizações automáticas da Microsoft.
Reinstalei o Windows Vista novamente. Dessa vez fiz diferente. Logo no primeiro acesso, desabilitei as atualizações automáticas. Depois, reinstalei outros programas (antivirus, editor de texto, etc) como qualquer pessoa normal. Qual foi o resultado? Após vários dias, o sistema continua rápido, como se eu tivesse acabado de reinstalá-lo.
Não tenho provas nem condições de acusar a Microsoft de estar promovendo atualizações prejuciais ao desempenho do Windows Vista. Mas é muita coincidência o pico de lentidão do meu sistema ter coincidido com o lançamento do Windows 7. Outrossim, quem é programador como eu sabe o tanto que é fácil "esquecer" um trecho de código dentro de um programa que consuma processamento e recursos de memória. Afinal, a Microsoft não tem nenhum interesse em que o seu velho sistema continue funcionando perfeitamente. Ela tem quase um monopólio. Então motivos não faltam.
Se você também está na dúvida, faça como eu. Reinstale o seu Windows (XP ou Vista) e NÃO habilite as atualizações automáticas. Você não é obrigado a fazê-las e pode, quem sabe, dar uma sobrevida de um ano ou dois para o seu velho sistema. A não ser que você tenha percebido alguma melhora no sistema depois das atualizações. Eu, infelizmente, só percebi pioras. Deixe para trocar de sistema quando você tiver a fim de novidades, não simplesmente para resolver problemas de performance.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Samuel,
Infelizmente passei por experiência similiar no momento em que estava escrevendo um documento relevante, com a utilização de ferramentas de Sensoriamento Remoto e Gis.
Por algum instante pensei que a lentidão fosse por limitação da minha máquina. Com o término do documento, percebi que o computador continuava lento na execução de atividades simples, como a mera inicialização do sistema. Troquei antivirus, desistalei alguns programas e a frustação era contínua. Em novembro de 2009 instalei o Windows 7. Fica esta dica!

Roberto Reis disse...

Realmente, isso ocorre também comigo, tenho um pc e um notebook com windows vista e sempre que o deixo instalar atualizações, o sistema passa a travar, demora pra ligar, etc. Isso ocorre NÃO NO MOMENTO DE BAIXAR A ATUALIZAÇÃO OU DA INSTALAÇÃO DAS MESMAS, mas depois que elas são instaladas. O incrível é que ninguém fala nada sobre isso pela net.

Anônimo disse...

Eu quis postar sobre algo assim na minha página e você me deu uma idéia. Cheers.